Foto: Guilherme Brum (Prefeitura de Santa Maria, Divulgação)
Reunião nesta quinta-feira, no Ciosp, reuniu o prefeito em exercício, Admar Pozzobom, e os subprefeitos distritais
A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Santa Maria realizou, na tarde desta quinta-feira (24), uma reunião técnica sobre a segurança pública na zona rural do município. O encontro, no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), reuniu os subprefeitos distritais e serviu para apresentar aos gestores a estrutura que a prefeitura dispõe atualmente para a segurança e as possibilidades de ampliação da rede de videomonitoramento para os distritos.
– Fico honrado em saber que minha primeira agenda como prefeito interino é para tratar sobre a segurança pública dos nossos distritos. Estamos em uma cidade segura, bem monitorada. Com a ampliação das câmeras, avançaremos ainda mais. Sem dúvidas, é necessário implementar medidas efetivas para monitorar e prevenir os crimes rurais, como roubo e furto de gado – disse Admar Pozzobom (PSDB), presidente da Câmara de Vereadores que assumiu nesta quinta-feira como prefeito em exercício, já que o prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) e a vice, Lúcia Madruga (Progressistas), estão em viagem para fora da cidade.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Ferramenta essencial para o monitoramento e prevenção de crimes em Santa Maria, o Ciosp é um espaço mantido pela prefeitura que promove a integração entre os órgãos policiais, inteligência e tecnologia. Ele viabiliza a troca de informações, o cercamento eletrônico da cidade, o videomonitoramento e softwares analíticos.
No espaço, operam em tempo integral os atendimentos dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (com regulação local), Brigada Militar, Polícia Civil, além de órgãos da prefeitura, como Guarda Municipal e a Superintendência de Trânsito.
– Temos o Ciosp como um centro importante de integração e de inteligência para a segurança pública de Santa Maria. Nossas tecnologias serão ampliadas para os distritos, incluindo a rede de videomonitoramento, para que possamos evoluir ainda mais para uma cidade segura em toda a sua extensão territorial – informou o secretário de Segurança, Getúlio de Vargas.
A rede de videomonitoramento mantida pelo município conta, atualmente com 1,2 mil câmeras. Além disso, o cercamento eletrônico – sistema composto por 40 câmeras que monitoram e registram a entrada e a saída de veículos em Santa Maria – é outro recurso essencial para as atividades das forças de segurança. As câmeras já registraram quase 2 mil flagrantes e pós-crimes nos últimos dois anos e contribuíram para o alto índice de elucidação de homicídios em Santa Maria, conforme a prefeitura.
– A comunidade do interior precisa de luz, estrada e segurança pública. A prefeitura está atenta às demandas dos distritos e não pouparemos esforços para garantir câmeras em pontos estratégicos. O desenvolvimento de Santa Maria passa pelos distritos – garantiu o secretário de Desenvolvimento Rural, Marcelo Dalla Corte.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria